Trata-se de estudo exploratório, no âmbito dos gabinetes parlamentares, do Senado Federal, realizado com o objetivo principal de identificar elementos da gestão dos serviços oferecidos pelos assessores de orçamento, com a intenção de descortinar o funcionamento destas equipes que nem sempre apresentam um processo homogêneo de trabalho. Esta investigação se apoiou no arcabouço teórico oferecido pelas modernas filosofias gerenciais que elevam o cliente à categoria de patrimônio mais importante das organizações e da qualidade em serviços – como o caminho para se modernizar e treinar novos servidores. Uma pesquisa de percepção de qualidade de serviço foi elaborada e aplicada com o objetivo de identificar as melhores práticas no atendimento da área de orçamento aos parlamentares, prefeitos, empresários, órgãos públicos e demais solicitantes de emendas – atores importantes desses serviços oferecidos internamente pelo Senado Federal. Através do conhecimento e da compreensão das necessidades e expectativas dos assessores orçamentários foi possível identificar especificidades da área a fim de contribuir na busca por uma estrutura de trabalho mais atual, padronizada e eficiente perante a sociedade. Na conclusão, são apresentados os principais dados desse diagnóstico, os quais poderão contribuir com o aprimoramento dos serviços oferecidos pelos gabinetes, no Senado Federal, desde a identificação das principais necessidades da população, o oferecimento das emendas, pelos senadores, aos projetos de leis orçamentárias até a sua execução definitiva.
Notas:
Resumo em inglês e português.
Artigo científico apresentado ao Instituto Legislativo Brasileiro – ILB como pré-requisito para a obtenção de certificado de conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de especialista em OrçamentoPúbico.
Banca Examinadora: Prof. Rafael Silveira e Silva, Prof. Pedro Augusto Ramirez Monteiro,
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