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dc.contributor.advisor Bedritichuk, Rodrigo
dc.contributor.author Coimbra, Daniel Lopes
dc.date.accessioned 2023-06-23T13:17:02Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022-12-14
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/611722
dc.description Inclui resumo em português e inglês. pt_BR
dc.description Artigo científico apresentado ao Instituto Legislativo Brasileiro – ILB como pré-requisito para a obtenção de certificado de conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Poder Legislativo e Direito Parlamentar. pt_BR
dc.description Banca Examinadora: Dr. Rodrigo Ribeiro Bedritichuk, Dr. Carlos Davi Carneiro Bichara. pt_BR
dc.description.abstract O artigo parte da análise contextual da medida provisória n° 1.013, de 2020, e o fato de não ter sido pautada pelo Presidente da Câmara dos Deputados. Partindo do entendimento constitucional pacífico da função atípica do Poder Executivo em participar do processo legislativo, quando de matérias que considera de relevância e urgência, através do instrumento das Medidas Provisórias, em contraponto à prerrogativa do parlamentar em definir a agenda de deliberações das sessões da respectiva Casa Legislativa, prática mais conhecida como Titular da Agenda ou “Agenda Holder”. É iniciado, por tanto, uma visitação bibliográfica quanto ao princípio da separação de poderes, base para a possibilidade de função atípica de legislar do executivo; como essa função é exercida dentro do devido processo legislativo; possíveis vícios desse processo e controle interno e externo aos vícios de matéria “interna corporis”. Por fim, a sugestão de um projeto de resolução, para previsão do instrumento da autoconvocação, quando da análise de medidas provisórias, rito previsto na Resolução n° 01, de 2002 do Congresso Nacional. pt_BR
dc.description.statementofresponsibility Daniel Lopes Coimbra pt_BR
dc.description.tableofcontents Função constitucional de legislar do executivo -- Separação entre os poderes -- A tripartição de poderes no tempo -- Partição de poderes na Constituição Federal de 88 -- Processo legislativo -- Medidas provisórias -- Prerrogativa parlamentar ao devido processo legislativo -- Controle de agenda ou abuso de poder -- Atos interna corporis. pt_BR
dc.format.extent 61 p. pt_BR
dc.publisher Senado Federal, Instituto Legislativo Brasileiro pt_BR
dc.rights Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ *
dc.subject.other Brasil. Congresso Nacional pt_BR
dc.subject.other Atuação parlamentar, Brasil pt_BR
dc.subject.other Parlamentar, atuação, Brasil pt_BR
dc.subject.other Funcionamento parlamentar, Brasil pt_BR
dc.subject.other Processo legislativo, Brasil pt_BR
dc.subject.other Prática parlamentar, Brasil pt_BR
dc.subject.other Convocação extraordinária, Brasil pt_BR
dc.title A função de legislar do Executivo face à prerrogativa do parlamentar ao devido processo legislativo pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
dc.type Monografia, tese e dissertação pt_BR
local.publisher.place Brasília pt_BR


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