Seguir
Pesquisa:
Pesquisar em artigos de jornais e revistas
Pesquisa avançada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Silva, Marcus Vinícius Caetano Pestana da
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Pinto, Vilma da Conceição
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Silva, Thuane Vieira Rocha
dc.contributor.other Dias, Allanda Martins
dc.contributor.other Araújo, Bruna Mayra Sousa de
dc.contributor.other Leal, Gabriela Borges de Mello
dc.contributor.other Leal, Lucas Vinı́cius Penha Martins Bomfim
dc.contributor.other Domingos, Márcio Eduardo Fernandes
dc.date.accessioned 2024-03-22T18:25:31Z
dc.date.issued 2024-03-21
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/648335
dc.description.abstract São apresentas as estimativas da IFI para o hiato do produto e o resultado primário estrutural do Governo Central, com base nos dados realizados do PIB de 2023. Apesar da desaceleração da atividade econômica ao longo do segundo semestre do ano passado, o produto observado registrou um crescimento acima de seu nível tendencial ou potencial, o que impulsionou a arrecadação. Excluindo os efeitos do ciclo econômico e eventos não recorrentes, o resultado primário estrutural apresentou um deficit de 1,6% do PIB. A variação do resultado primário estrutural entre 2022 e 2023, conhecida como impulso fiscal, foi expansionista, atingindo 1,8 ponto percentual do PIB. A identificação e avaliação dos riscos associados às medidas de arrecadação listadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 indica que os fatores políticos e as discussões de teses jurídicas no Judiciário constituem os principais riscos para a materialização das receitas consideradas para o cumprimento da meta de resultado primário neste ano. O volume de restos a pagar inscritos no exercício, em termos reais, está acima de R$ 200 bilhões há mais de 15 anos, e se aproxima, novamente, dos R$ 300 bilhões. Os programas adotados para reduzir o estoque praticamente não surtiram efeito. Dadas a legislação vigente e a análise dos fatores condicionantes, é provável que o volume de restos a pagar volte a crescer nos próximos anos, retornando a pressão sobre a execução orçamentária. As garantias concedidas pela União aos governos regionais e locais em 2023 cresceram 271,2%, em termos reais, em relação ao ano anterior. Alterações realizadas nos limites globais anuais de concessão de crédito, realizados no âmbito do Conselho Monetário Nacional, assim como exceções a estes limites, explicam os aumentos durante o ano e podem levar a aumentos maiores para os próximos anos. Seguindo a tendência dos anos anteriores, a maior parte dos credores são instituições financeiras federais.. Dados do Sadipem indicam que potencial de novas concessões em 2024 de R$ 26,8 bilhões até o momento. pt_BR
dc.description.tableofcontents Hiato do produto e resultado fiscal estrutural - Análise do desempenho do PIB e perspectivas - Estimativa do hiato do produto - Resultado fiscal estrutural -- Identificação e avaliação dos riscos associados às medidas de arrecadação de 2024 - Identificação dos riscos - Avaliação dos riscos -- Evolução do estoque de restos a pagar e análise dos fatores condicionantes - Regulamentação geral - Regulamentação específica - Evolução do estoque de RAP e análise dos fatores condicionantes - O aumento das garantias da União nas operações de crédito interno dos governos regionais e locais - Situação em 2023 - A avaliação da capacidade de pagamento - Limite de crédito para concessão de garantias - Projeções da IFI. pt_BR
dc.format.extent 30 p.; graf.; il. pt_BR
dc.publisher Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 86
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Produto interno bruto (PIB), Brasil pt_BR
dc.subject.other Resultado primário, Brasil pt_BR
dc.subject.other Inflação, Brasil pt_BR
dc.subject.other Orçamento público, Brasil pt_BR
dc.subject.other Empréstimo público, Brasil pt_BR
dc.subject.other Garantia contratual, Brasil pt_BR
dc.subject.other Arrecadação da receita, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : março de 2024 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR
local.publisher.place Brasília pt_BR


Arquivos deste item

Este item está licenciado sob a Licença Creative Commons

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)

Mostrar registro simples

CC0 1.0 Universal Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como CC0 1.0 Universal
Apoio:  


       Implementado com:  
     Estatísticas de uso  


Fale conosco:  


Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID
Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268
E-mail: biblioteca@senado.leg.br