Seguir
Pesquisa:
Pesquisar em artigos de jornais e revistas
Pesquisa avançada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinheiro, Victor Marcel Pinheiro
dc.contributor.other Falconi, Ivan Furlan, aut
dc.contributor.other Vieira, Gustavo Afonso Sabóia, aut
dc.date.accessioned 2024-07-31T00:00:16Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.citation Revista de informação legislativa, v. 61, n. 242, p. 11-33, abr./jun. 2024
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/657760
dc.description Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
dc.description Texto em português; resumos em português e inglês.
dc.description.abstract "Analisa a relação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo na produção legislativa, centrando-se no modelo de presidencialismo de coalizão estabelecido pela Constituição de 1988. A discussão teórica sobre a eficácia desse modelo remonta à Redemocratização nos anos 1980, com alguns autores expressando ceticismo quanto ao seu funcionamento. Por outro lado, para os defensores do presidencialismo de coalizão, a dominação da pauta legislativa pelo Executivo é alcançada por meio de mecanismos institucionais e pela estrutura do Parlamento. Diante dessas concepções, o artigo analisa as taxas de dominância e de sucesso do Executivo de 1988 a 2022 para verificar se houve mudanças na participação do Poder Executivo na promulgação de normas. O estudo utiliza dados do Senado Federal e revisão bibliográfica para examinar essas questões e avaliar a influência do Executivo na agenda legislativa, concluindo por sua redução relativa nas legislaturas mais recentes".
dc.description.statementofresponsibility Victor Marcel Pinheiro, Ivan Furlan Falconi, Gustavo Afonso Sabóia Vieira.
dc.description.tableofcontents ¿O modelo institucional do presidencialismo de coalizão: entre o pessimismo e o otimismo -- A efetividade do poder de agenda do Poder Executivo - A taxa de dominância da agenda do presidente da República no Congresso Nacional - A taxa de sucesso da agenda do presidente da República no Congresso Nacional.
dc.description.tableofcontents Apresenta tabelas intituladas: "Tabela 1 - universo de leis ordinárias e complementares classificadas por tipo", "Tabela 2 ¿ Taxa de dominância do Poder Executivo na produção legislativa por governo", e "Tabela 3 ¿ Taxa de sucesso do Poder Executivo na produção legislativa por governo".
dc.description.tableofcontents Apresenta gráficos intitulados: "Gráfico 1 ¿ Quantidade de leis ordinárias e complementares conforme o órgão de iniciativa", "Gráfico 2 ¿ Quantidade de proposições de iniciativa do presidente da República por resultado", ou seja, "transformada em norma jurídica", "arquivada" e "em tramitação".
dc.description.uri https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/61/242/ril_v61_n242.pdf#page=11
dc.rights Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
dc.rights.uri https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
dc.subject.other Relação legislativo-executivo, Brasil, 1988-2022
dc.subject.other Iniciativa legislativa, Brasil, 1988-2022
dc.subject.other Presidencialismo, Brasil, 1988-2022
dc.title Presidencialismo de coalizão : poder de agenda e taxas de dominância e de sucesso nas relações entre o Executivo e o Legislativo
dc.title.alternative Coalition presidentialism : government agenda and the executive dominance and success rates in Legislative-Executive relationship.
dc.type Artigo de revista
dc.type Texto


Arquivos deste item

Este item está licenciado sob a Licença Creative Commons

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Apoio:  


       Implementado com:  
     Estatísticas de uso  


Fale conosco:  


Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID
Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268
E-mail: biblioteca@senado.leg.br