dc.contributor.author | Britto, Tatiana Feitosa de | |
dc.contributor.author | Soares, Luana Bergmann | |
dc.contributor.author | Queiroz, José Edmar de | |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T14:39:47Z | |
dc.date.issued | 2024-11 | |
dc.identifier.govdoc | 1983-0645 | |
dc.identifier.uri | https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/662368 | |
dc.description | Inclui notas de rodapé e bibliografia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Traz uma síntese do debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que começou a ganhar forma no Congresso Nacional. Na primeira parte, recuperamos as origens do Projeto de Lei (PL) nº 2.614, de 2024, enviado pela Presidência da República ao Poder Legislativo com a proposta do novo PNE, abordando dimensões contextuais, parâmetros adotados na elaboração do texto e aspectos relacionados a sua tramitação. Em seguida, oferecemos uma visão geral do projeto, destacando pontos de comparação com o PNE vigente, aprovado pela Lei nº 13.005, de 2014. Ao final, elencamos sete aspectos críticos e pontos de divergência em torno do novo PNE, apresentados em debates preliminares no Senado Federal: a relação do texto com o documento final da Conferência Nacional de Educação 2024; a quantidade de objetivos e metas a serem contemplados; os indicadores e estratégias de monitoramento previstos; o tratamento da temática da educação ambiental, sustentabilidade e mudanças climáticas; (5) a interface do PNE com a criação do Sistema Nacional de Educação; os mecanismos de responsabilização por eventual descumprimento do plano; e a abordagem do financiamento educacional. Com esta análise, buscamos fornecer um panorama inicial das diferentes perspectivas em jogo e facilitar o entendimento do projeto em discussão no Parlamento, com vistas a subsidiar futuras discussões da matéria no âmbito legislativo. | pt_BR |
dc.description.statementofresponsibility | Tatiana Feitosa de Britto, Luana Bergmann Soares, José Edmar de Queiroz | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Origens e tramitação do PL nº 2.614, de 2024 -- Visão geral do PL nº 2.614, de 2024 -- Aspectos críticos e pontos de divergência – Relação com o documento final da CONAE -- Quantidade de metas e objetivos -- Indicadores e estratégias de monitoramento -- Educação ambiental, sustentabilidade e mudanças climáticas -- Interface com a criação do Sistema Nacional de Educação (SNE) -- Mecanismos de responsabilização – Financiamento. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.publisher | Senado Federal | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Textos para discussão ; n. 335 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject.other | Sistema Nacional de Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Plano Nacional de Educação, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Política educacional, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Investimento em educação, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Financiamento da educação, Brasil | pt_BR |
dc.title | A construção do novo Plano Nacional de Educação: reflexões a partir do Projeto de Lei nº 2.614, de 2024 | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
local.publisher.place | Brasília | pt_BR |
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