dc.contributor.author | Nascimento, Paulo Meyer | |
dc.contributor.other | Cavalcante, Luiz Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T18:06:30Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.identifier.citation | Revista de informação legislativa, v. 62, n. 245, p. 139-162, jan./mar. 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/697293 | |
dc.description | Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. | pt_BR |
dc.description | Texto em português; resumos em português e inglês. | pt_BR |
dc.description.abstract | Analisa a forma como o Congresso Nacional se tem posicionado quanto às proposições legislativas que envolvem a gratuidade no ensino superior público. O trabalho ampara-se em reexame bibliográfico que resume os argumentos contrários e favoráveis a ela. Investiga-se a tramitação de 24 proposições que entre 1995 e 2022 trataram da gratuidade e que envolveram cobrança de encargos educacionais, retribuição mediante serviço social obrigatório, contribuições de egressos ou destinação de recursos públicos para a concessão de bolsas e afins em instituições de educação superior privadas; nenhuma delas chegou a ser aprovada em sua Casa de origem. Conclui-se que não há evidências de que a introdução de algum tipo de contrapartida à gratuidade no ensino superior público estaria enfrentando resistências progressivamente menores no Congresso Nacional.. | pt_BR |
dc.description.statementofresponsibility | Paulo Meyer Nascimento, Luiz Ricardo Cavalcante. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Apresenta quadro intitulado: "Quadro 1 - Resumo dos argumentos contrários e favoráveis à introdução de encargos educacionais em estabelecimentos oficiais de educação superior no Brasil"; "Quadro 2 - Proposições selecionadas sobre a gratuidade no ensino superior". | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Apresenta gráfico intitulado "Distribuição das proposições por conteúdo". | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Apresenta tabelas intituladas: "Tabela 1 - Distribuição das proposições apresentadas por legislatura" e "Tabela 2 - Distribuição das proposições apresentadas por situação" | pt_BR |
dc.description.uri | https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/62/245/ril_v62_n245_p139 | |
dc.description.uri | https://doi.org/10.70015/ril_v62_n245_p139 | |
dc.relation.ispartof | Revista de informação legislativa | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | |
dc.subject.other | Brasil. Congresso Nacional, atividades, Brasil, 1995-2022 | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino gratuito, aspectos políticos, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior, legislação, alteração, Brasil, 1995-2022 | pt_BR |
dc.subject.other | Proposição legislativa, análise comparativa, Brasil, 1995-2022 | pt_BR |
dc.title | Gratuidade no ensino superior público: uma análise dos posicionamentos do Congresso Nacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Free public higher education : ban analysis of the positions of the Brazilian National Congress. | en |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Artigo de revista | pt_BR |
local.citation.volume | 62 | |
local.citation.issue | 245 | |
local.citation.spage | 139 | |
local.citation.epage | 162 | |
local.publisher.place | Brasília | |
local.relation.ispartof | id/695681 |
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