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dc.contributor.author Nascimento, Paulo Meyer
dc.contributor.other Cavalcante, Luiz Ricardo
dc.date.accessioned 2025-06-13T18:06:30Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.citation Revista de informação legislativa, v. 62, n. 245, p. 139-162, jan./mar. 2025 pt_BR
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/697293
dc.description Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. pt_BR
dc.description Texto em português; resumos em português e inglês. pt_BR
dc.description.abstract Analisa a forma como o Congresso Nacional se tem posicionado quanto às proposições legislativas que envolvem a gratuidade no ensino superior público. O trabalho ampara-se em reexame bibliográfico que resume os argumentos contrários e favoráveis a ela. Investiga-se a tramitação de 24 proposições que entre 1995 e 2022 trataram da gratuidade e que envolveram cobrança de encargos educacionais, retribuição mediante serviço social obrigatório, contribuições de egressos ou destinação de recursos públicos para a concessão de bolsas e afins em instituições de educação superior privadas; nenhuma delas chegou a ser aprovada em sua Casa de origem. Conclui-se que não há evidências de que a introdução de algum tipo de contrapartida à gratuidade no ensino superior público estaria enfrentando resistências progressivamente menores no Congresso Nacional.. pt_BR
dc.description.statementofresponsibility Paulo Meyer Nascimento, Luiz Ricardo Cavalcante. pt_BR
dc.description.tableofcontents Apresenta quadro intitulado: "Quadro 1 - Resumo dos argumentos contrários e favoráveis à introdução de encargos educacionais em estabelecimentos oficiais de educação superior no Brasil"; "Quadro 2 - Proposições selecionadas sobre a gratuidade no ensino superior". pt_BR
dc.description.tableofcontents Apresenta gráfico intitulado "Distribuição das proposições por conteúdo". pt_BR
dc.description.tableofcontents Apresenta tabelas intituladas: "Tabela 1 - Distribuição das proposições apresentadas por legislatura" e "Tabela 2 - Distribuição das proposições apresentadas por situação" pt_BR
dc.description.uri https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/62/245/ril_v62_n245_p139
dc.description.uri https://doi.org/10.70015/ril_v62_n245_p139
dc.relation.ispartof Revista de informação legislativa pt_BR
dc.rights Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
dc.rights.uri https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
dc.subject.other Brasil. Congresso Nacional, atividades, Brasil, 1995-2022 pt_BR
dc.subject.other Ensino gratuito, aspectos políticos, Brasil pt_BR
dc.subject.other Ensino superior, legislação, alteração, Brasil, 1995-2022 pt_BR
dc.subject.other Proposição legislativa, análise comparativa, Brasil, 1995-2022 pt_BR
dc.title Gratuidade no ensino superior público: uma análise dos posicionamentos do Congresso Nacional pt_BR
dc.title.alternative Free public higher education : ban analysis of the positions of the Brazilian National Congress. en
dc.type Texto pt_BR
dc.type Artigo de revista pt_BR
local.citation.volume 62
local.citation.issue 245
local.citation.spage 139
local.citation.epage 162
local.publisher.place Brasília
local.relation.ispartof id/695681


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