dc.contributor.author | Senado Federal, Instituição Fiscal Independente | |
dc.contributor.other | Silva, Marcus Vinícius Caetano Pestana da | |
dc.contributor.other | Andrade, Alexandre Augusto Seijas de | |
dc.contributor.other | Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho | |
dc.contributor.other | Oliveira, Lucas Gabriel Martins de | |
dc.contributor.other | Leal, Lucas Vinicius Penha Martins Bomfim | |
dc.contributor.other | Souza, Pedro Henrique de Oliveira | |
dc.contributor.other | Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça | |
dc.contributor.other | Corso, Carmensita | |
dc.contributor.other | Moreira, Anna Clara | |
dc.contributor.other | Domingos, Márcio Eduardo Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T20:06:52Z | |
dc.date.issued | 2025-08-21 | |
dc.identifier.uri | https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/757438 | |
dc.description | Inclui notas explicativas e bibliográficas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mostra que o cumprimento da meta fiscal de 2026 exigirá um esforço adicional de R$ 80 bilhões para garantir o limite inferior do resultado primário. Para isso, o governo elevou alíquotas do IOF e implementou a MP 1.303/2025, afetando tributação de investimentos, apostas e fintechs. A IFI projeta que essas medidas podem gerar acréscimo de receitas de R$ 16 bilhões em 2025, R$ 39 bilhões em 2026 e R$ 31 bilhões em 2027. Estudos indicam que a regra do limite de despesa da LC nº 200/2023 perderia efetividade a partir de 2027 devido ao crescimento acima do permitido de certos gastos da União. Mesmo com a PEC 66/2023, serão necessários esforços fiscais contínuos para aumentar arrecadação e controlar a despesa primária. | pt_BR |
dc.description.statementofresponsibility | Senado Federal, Instituição Fiscal Independente | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Ajustes, limites, metas e a vida real -- Estimativas de impacto: elevação do IOF e medidas da MPV nº 1.303/2025 -- Arrecadação do IOF após a ADC 96 -- Aspecto legislativo atual -- Projeções e cenários alternativos -- Impactos arrecadatórios da Medida Provisória (MPV) nº 1.303/2025 -- Tributação de títulos isentos -- Aumento da contribuição sobre apostas esportivas -- Aumento da CSLL sobre fintechs -- Aumento da alíquota do IR sobre JCP -- Alterações nas compensações tributárias – Comparativo -- Simulações indicam perda de efetividade da regra do limite de despesa em 2027 -- Modificações introduzidas pela PEC nº 66, de 2023 nas regras fiscais do limite de despesa e da meta de resultado primário -- Exercícios contrafactuais -- Impactos da PEC 66/2023 e do recálculo do limite de despesas no âmbito da LC 200/2023. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 páginas : ilustrado; gráficos; colorido | pt_BR |
dc.publisher | Senado Federal, Instituição Fiscal Independente | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 101 | |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject.other | Orçamento público, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Imposto sobre operações financeiras | pt_BR |
dc.subject.other | Limite constitucional, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Despesa pública, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Tributação, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Receita tributária, Brasil | pt_BR |
dc.title | Relatório de acompanhamento fiscal : agosto 2025 | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Nota técnica | pt_BR |
local.publisher.place | Brasília | pt_BR |
Apoio:
|
![]() ![]() |
Implementado com:
Estatísticas de uso |
![]() |
![]() |
Fale conosco:
|
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268 E-mail: biblioteca@senado.leg.br |