dc.contributor.author | Varella, Marcelo Dias, 1974- | |
dc.contributor.other | Alencar, Carlos Higino Ribeiro de | |
dc.contributor.other | Vianna, Marcelo Pontes | |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T00:00:42Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Revista de informação legislativa, v. 59, n. 233, p. 35-59, jan./mar. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/596975 | |
dc.description | Inclui notas explicativas e bibliografia. | pt_BR |
dc.description | Texto em português; resumos em português e inglês. | pt_BR |
dc.description.abstract | "O acordo de leniência anticorrupção no Brasil surgiu com a Lei no 12.846/2013 e logo em seguida teve ampla aplicação envolvendo grandes empresas e um enorme volume de recursos, principalmente em razão da Operação Lava Jato. O artigo pretende mostrar que as mudanças legais, embora tenham facilitado a investigação e a comprovação das condutas, desenharam um arranjo institucional complexo, com sobreposição de competências e divergência de interesses. A metodologia utilizada envolveu a análise do objetivo perseguido nos acordos por cada órgão público Ministério Público, Tribunal de Contas e ente lesado (federal, estadual ou municipal). Os resultados demonstram haver dificuldades para harmonizar os interesses de todos esses participantes. A conclusão é que a falta de delimitação do papel de cada um deles e de regras de coordenação acaba por impedir um resultado mais efetivo e célere decorrente da celebração de acordos de leniência." | pt_BR |
dc.description.statementofresponsibility | Marcelo Dias Varella, Carlos Higino Ribeiro de Alencar e Marcelo Pontes Vianna. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Comportamento racional e maximização dos interesses dos agentes nos acordos de leniência -- Interesses das empresas acusadas -- Interesses dos entes públicos -- Interesses do Ministério Público -- Interesses do Tribunal de Contas -- Síntese dos interesses dos envolvidos na negociação dos acordos de leniência -- Possíveis soluções institucionais e jurisprudenciais. | pt_BR |
dc.description.uri | https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/59/233/ril_v59_n233_p35 | |
dc.description.uri | https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:2013-08-01;12846 | |
dc.relation.ispartof | Revista de informação legislativa | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | |
dc.subject.other | Operação policial Lava Jato | pt_BR |
dc.subject.other | Acordo de leniência, legislação, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Acordo de leniência, competência, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Conflito de competência, aspectos jurídicos, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Corrupção, aspectos jurídicos, Brasil | pt_BR |
dc.title | Quando mais é menos : arranjos institucionais e acordos de leniência anticorrupção no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de revista | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
local.citation.volume | 59 | |
local.citation.issue | 233 | |
local.citation.spage | 35 | |
local.citation.epage | 59 | |
local.publisher.place | Brasília | |
local.relation.ispartof | id/596973 |
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