dc.contributor.author | Senado Federal. Instituição Fiscal Independente | |
dc.contributor.other | Pinto, Vilma da Conceição | |
dc.contributor.other | Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho | |
dc.contributor.other | Andrade, Alexandre Augusto Seijas de | |
dc.contributor.other | Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça | |
dc.contributor.other | Souza, Pedro Henrique Oliveira de | |
dc.contributor.other | Caldas, Carla Cristina Osório | |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T18:54:55Z | |
dc.date.issued | 2023-04-19 | |
dc.identifier.uri | https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/608922 | |
dc.description | Título da capa. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Índice de Commodities – Brasil (IC-Br) recuou 2,8% entre fevereiro e março. Em doze meses, o IC-Br acumula contração de 14,0%. Por um lado, o aperto monetário nas economias avançadas e a perspectiva de desaceleração econômica global, amplificada pela volatilidade no sistema financeiro, são fatores de contenção para os preços de commodities. Por outro lado, a recuperação da China após a reabertura da economia e a decisão recente da Opep+ de reduzir a produção de petróleo são fatores de apreciação. O cenário prospectivo e o consequente impacto sobre a inflação é ainda incerto. A projeção da IFI para a receita primária líquida da União, em 2023, aumenta em R$ 0,4 bilhão. A projeção do próximo ano, no entanto, foi reduzida em R$ 3,0 bilhões. De todo modo, a manutenção das projeções das despesas primárias deixou inalteradas as estimativas para os déficits primários do governo central nos dois próximos anos. De acordo com o Tesouro, o custo médio das emissões em oferta pública da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi) continuou a subir em fevereiro. Por sua vez, houve movimento de queda nas taxas de emissão dos títulos em março, sendo maior nos títulos com vencimentos mais curtos e com possível relação com a divulgação do novo arcabouço fiscal. O Poder Executivo enviou o PLDO de 2024 prevendo zerar o déficit primário em 2024. No entanto, para alcançar esse resultado, o governo depende da tramitação e da aprovação do novo arcabouço fiscal e de medidas que ampliem as receitas primárias de forma permanente em cerca de 1% do PIB. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Contexto macroeconômico -- Conjuntura fiscal - Receitas primárias e transferências - Despesas primárias - Resultado primário do governo central - Evolução dos indicadores de endividamento do setor público - O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e o novo arcabouço fiscal -- Projeções da IFI. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. : il., gráfs. | pt_BR |
dc.publisher | Senado Federal, Instituição Fiscal Independente | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 75 | |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject.other | Orçamento público, periódico, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Política orçamentária, periódico, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Inflação, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Despesa pública, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Receita pública, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Atividade econômica, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Finanças públicas, Brasil | pt_BR |
dc.title | Relatório de acompanhamento fiscal : abril de 2023 | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
local.publisher.place | Brasília | pt_BR |
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