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dc.contributor.author Castro, Marcelo Lúcio Ottoni de
dc.contributor.author Britto, Tatiana Feitosa de
dc.date.accessioned 2024-02-02T14:25:58Z
dc.date.issued 2023-12 *
dc.identifier.issn 1983-0645
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/646394
dc.description.abstract O atendimento de alunos com altas habilidades ou superdotação no sistema educacional é desafiador em todo o mundo, até mesmo por imprecisões conceituais e existência de diferentes concepções sobre o tema. No Brasil, os alunos com altas habilidades ou superdotação são público-alvo da modalidade da educação especial, a partir da perspectiva inclusiva. Assim, entre os diversos dispositivos legais relacionados à educação especial, destaca-se a previsão, na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, da criação de um cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, com o objetivo de fomento às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento pleno de suas potencialidades, bem como a previsão de que a União, Estados e Municípios estabeleçam diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento escolar desses alunos. Entretanto, ainda falta avançar na efetivação desse cadastro e na criação de critérios mais precisos de identificação para ampliar o atendimento especializado para os alunos com altas habilidades ou superdotação, que hoje é ainda muito reduzido no País. Embora o tema venha sendo abordado na esfera legislativa, o atendimento aos alunos com altas habilidades ou superdotação deve ser objeto de normatização específica pelas autoridades educacionais, o que trará maior visibilidade a esses alunos e fortalecerá a demanda das famílias por atendimento adequado e mais recursos para o setor. pt_BR
dc.description.statementofresponsibility Marcelo Lúcio Ottoni de Castro, Tatiana Feitosa de Britto. pt_BR
dc.description.tableofcontents Altas habilidades na legislação federal -- Identificação dos estudantes com altas habilidades e ou superdotação e outros desafios do seu atendimento escolar -- Proposições em tramitação no Congresso Nacional. pt_BR
dc.format.extent 11 p. pt_BR
dc.relation.ispartofseries Textos para discussão ; n. 323
dc.rights Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ *
dc.subject.other Superdotação pt_BR
dc.subject.other Educação inclusiva, política, Brasil pt_BR
dc.subject.other Inclusão social, aspectos políticos, Brasil pt_BR
dc.title O atendimento escolar de alunos com altas habilidades ou superdotação : desafios e propostas legislativas pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
local.publisher.place Brasília pt_BR


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