dc.contributor.author | Macêdo, Maurício Ferreira de. | |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T13:49:10Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/704616 | |
dc.description | Inclui anexo I, anexo II e anexo III sobre despesas discricionarias, decorrentes do Decreto nº 7.995, de 2013 (com redação dada pelo Decreto nº 8.021, de 2013). | pt_BR |
dc.description | Inclui notas explicativas e bibliográficas. | pt_BR |
dc.description | O conteúdo deste trabalho é de responsabilidade dos autores e não representa posicionamento oficial do Senado Federal. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta nota técnica estima o contingenciamento de despesas no âmbito do Poder Executivo em 2013 e demonstra que, devido ao excesso de autorizações orçamentárias, na forma de dotação autorizada ou de restos a pagar inscritos, a limitação de pagamento torna-se inevitável, independentemente de edição de decreto que estabeleça a programação financeira, ou decretos que atualizem essa programação com base em relatórios de avaliação de receitas e despesas primárias. Conclui que tais excessos de dotação comprometem a previsibilidade do orçamento, ao dificultar o conhecimento prévio, por parte de órgãos e entidades governamentais e da sociedade, das programações que possam ser realizadas até o final do exercício financeiro. Cria, ademais, condições para que o Poder Executivo decida, unilateralmente, quanto às programações discricionárias e respectivos montantes que poderão ser executados ao longo do exercício financeiro, o que prejudica o Congresso Nacional em sua prerrogativa de participar da definição quanto à alocação dos recursos públicos. | pt_BR |
dc.description.statementofresponsibility | Maurício Ferreira de Macêdo | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Análise -- Programação financeira inicial do Poder Executivo -- Relatório de avaliação de receitas e despesas primárias -- Eventos que influenciam o contingenciamento de despesas -- Frustração de receita -- Redução da meta de resultado primário -- Variação na despesa obrigatória -- Superávit primário maior na LOA 2013 -- Abertura de créditos suplementares e especiais no âmbito do Poder Executivo -- Os “cortes” anunciados -- Distribuição do contingenciamento -- Alteração da programação financeira do Poder Executivo -- Emendas apresentadas ao PLOA 2013. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 páginas : ilustrado; tabelas | pt_BR |
dc.publisher | Senado Federal, Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Orçamento público em discussão ; n. 03 (2013) | |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject.other | Orçamento público, aspectos socioeconômicos, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Fiscalização financeira e orçamentária, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Contingenciamento, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Despesa pública, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Finanças públicas, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Poder executivo | pt_BR |
dc.title | Contingenciamento de despesas no Poder Executivo: estimativas baseadas em autorizações orçamentárias vigentes em abril e maio de 2013, inclusive na forma de restos a pagar inscritos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
local.publisher.place | Brasília | pt_BR |
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