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dc.contributor.advisor Lemos, Cláudia Regina Fonseca
dc.contributor.author Gonçalves, Thomas Jefferson
dc.date.accessioned 2025-09-30T17:58:43Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.isbn 9788570188991
dc.identifier.uri https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/762898
dc.description Dissertação (Mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados - CEFOR, 2023 pt_BR
dc.description.abstract Analisa a gestão da reputação organizacional do Senado Federal, entendida como a percepção coletiva construída ao longo do tempo pelas interações com diferentes públicos e mediada por atores como a mídia. O estudo distingue reputação de imagem e identidade e demonstra que, embora o conceito tenha origem no setor privado, sua aplicação ao setor público é fundamental para fortalecer a legitimidade institucional e a democracia. Por meio de pesquisa documental e entrevistas com gestores, são identificados desafios como a ausência de projeto estruturado, a influência dos senadores, as campanhas de deslegitimação e a necessidade de comunicação estratégica coerente. O trabalho conclui que a reputação do Senado é positiva, mas pode ser aprimorada por ações consistentes de governança e comunicação pública. pt_BR
dc.description.statementofresponsibility Thomas Jefferson Gonçalves pt_BR
dc.description.tableofcontents Reputação organizacional e sua gestão -- Reputação, imagem e identidade -- Gestão de reputação no setor público -- Reputação organizacional e o fortalecimento da democracia -- O Senado Federal e comunicação pública -- Falta de projeto para a reputação organizacional do Senado -- Reconhecimento da importância da reputação organizacional -- Dificuldades específicas para gerir reputação organizacional no setor público e no Poder Legislativo -- Diferentes iniciativas ajudam a aprimorar a reputação organizacional do Senado frente a públicos distintos -- Os senadores são determinantes para a reputação organizacional do Senado -- O Senado goza de reputação organizacional positiva e é possível aprimorá-la -- Não há consenso sobre qual é o maior desafio para a reputação organizacional no Senado -- O Senado é alvo de campanha para desacreditá-lo -- Reputação positiva dos Três Poderes não evitaria as invasões de 8 de janeiro de 2023 -- O Senado age para reforçar a democracia e realiza ações para divulgar isso -- Princípios e desafios. pt_BR
dc.format.extent 91 páginas pt_BR
dc.publisher Senado Federal, Secretaria de Editoração e Publicações pt_BR
dc.relation.ispartofseries Coleção de teses, dissertações e monografias de servidores do Senado Federal pt_BR
dc.rights Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ *
dc.subject.other Brasil, Congresso Nacional. Senado Federal, relações públicas pt_BR
dc.subject.other Comunicação pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Relações públicas, Brasil pt_BR
dc.subject.other Brasil, Congresso Nacional. Senado Federal, opinião pública pt_BR
dc.title Gestão da reputação do Senado Federal : desafios para o planejamento estratégico da imagem institucional pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Monografia, tese e dissertação pt_BR
local.publisher.place Brasília pt_BR


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