O presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade das proposições legislativas apresentadas pelas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) criadas pelo Senado Federal no período de 2003 a 2022, buscando identificar os fatores que influenciam sua adoção, tramitação ou negligência no processo legislativo. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos baseados em revisão bibliográfica e análise documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir da consulta a artigos científicos, teses e dissertações disponíveis em repositórios digitais como Google Scholar, SciELO e BDTD. Na etapa documental, inicialmente foram analisados os relatórios finais das CPIs instaladas no período delimitado, visando ao levantamento das proposições legislativas apresentadas. Posteriormente, realizou-se o rastreamento da tramitação dessas proposições nos bancos de dados legislativos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a fim de identificar seu percurso, seu status atual e eventuais transformações em normas jurídicas. Os resultados evidenciam a complexidade que envolve a conversão das
recomendações das CPIs em legislação efetiva e apontam para a influência de fatores políticos, institucionais e sociais na concretização ou no esvaziamento dessas iniciativas.
Notas:
Inclui notas bibliográficas e de rodapé.
Monografia apresentada ao Instituto Legislativo Brasileiro – ILB como prérequisito para a obtenção de certificado de conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Poder Legislativo e Direito Parlamentar.
Inclui resumo em português e inglês.
Banca Examinadora: Prof. Me. Marcos Evandro Cardoso Santi, Prof. Me. Clay Souza Teles.