| dc.contributor.advisor | Silva, Rafael Silveira e | |
| dc.contributor.author | Sousa, Rodrigo Abdalla Filgueiras de | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T20:37:54Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025-04-30 | |
| dc.identifier.uri | https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/816162 | |
| dc.description | Inclui resumo em português e inglês. | pt_BR |
| dc.description | Banca Examinadora: Prof. Dr. Rafael Silveira e Silva, Prof. Dr. Edvaldo Fernandes da Silva. | pt_BR |
| dc.description | Inclui notas de rodapé. | pt_BR |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao Instituto Legislativo Brasileiro – ILB como prérequisito para a obtenção de certificado de conclusão de Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Poder Legislativo e Direito Parlamentar 2023. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A regulamentação da radiodifusão no Brasil teve início na década de 1930, em um cenário de forte controle estatal sobre os meios de comunicação, intensificado durante o regime militar (1964-1985). Com a Constituição de 1988, buscou-se um modelo mais democrático, limitando a intervenção do Executivo e ampliando o papel do Congresso Nacional na outorga e renovação de concessões de rádio e TV. Essa nova estrutura exige a participação conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo, o que torna a radiodifusão um serviço público singular. Atualmente, existem mais de onze mil emissoras de rádio e oitocentas de televisão que dependem dessa deliberação legislativa. O artigo analisa a efetividade do modelo constitucional, motivado pela relevância do tema e pela escassez de estudos acadêmicos sobre ele. A Constituição estabelece que o prazo para apreciação de concessões é de 45 dias em cada Casa Legislativa. Na prática, contudo, esses processos chegam a se arrastar por mais de uma década. O artigo examina os efeitos desejados e indesejados do modelo atual, destacando críticas como a lentidão e a atuação burocrática do Legislativo. Por fim, a proposta é aprofundar o entendimento sobre o papel do Congresso e contribuir para o aperfeiçoamento da regulação da radiodifusão no país. | pt_BR |
| dc.description.statementofresponsibility | Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa ; Rafael Silveira e Silva, Orientador. | pt_BR |
| dc.description.tableofcontents | Contextualização do tema -- Origem da radiodifusão e sua história no Brasil -- Panorama socioeconômico do setor no Brasil -- Direito fundamental à comunicação -- Estrutura jurídica vigente -- Processo legislativo relativo às outorgas de radiodifusão -- Problema de pesquisa e metodologia -- Definição do problema de pesquisa -- Metodologia de pesquisa -- Apresentação e análise dos dados -- Discussão dos resultados. | pt_BR |
| dc.format.extent | [29] páginas : ilustrado; tabelas; gráficos | pt_BR |
| dc.publisher | Senado Federal, Instituto Legislativo Brasileiro | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| dc.subject.other | Rádio, aspectos sociais | pt_BR |
| dc.subject.other | Rádio, legislação, Brasil | pt_BR |
| dc.subject.other | Concessão de serviço de telecomunicação, Brasil | pt_BR |
| dc.title | Radiodifusão e Poder Legislativo : uma análise da efetividade do modelo constitucional de apreciação de outorgas no Brasil | pt_BR |
| dc.type | Texto | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.type | Monografia, tese e dissertação | pt_BR |
| local.publisher.place | Brasília | pt_BR |
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